quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tuile de batata e alecrim, brandade de bacalhau e alho confit



Tuile de batatas e alecrim, são "telhas" assadas ao forno, usadas normalmente para finalizar os pratos.




Confit de alho, assado em fogo baixo submerso no azeite; doce, delicado e saboroso!





Brandade de bacalhau em formato de quenelles, servido com torradas e regado com azeite extra virgem. Delicia!

Ceviche, marinada de atum e Gravad Lax

Gravad Lax em sueco significa, salmão enterrado, é uma preparação feita com o salmão cru marinado em uma mistura seca de açucar, sal e Dill. Deixa-se o salmão na marinada por 2 dias (sob refrigeração) e depois fatia em lâminas mais finas que sashimi.

Atum marinado no azeite, limão tahiti, sal, pimenta do reino por meia hora, conservado sob refrigeração. Uma delícia!

Ceviche é uma preparação peruana que consiste em marinar o peixe em limão, pimenta, cebola e sal. Essa é a preparação básica, mas há outras variações!

Conservas e Defumação







Na aula do dia 13/04 aprendemos a fazer conserva de pepino, cebola e cenoura, mas ainda não provamos, pois fica na conserva por alguns dias (pelo menos 2 dias). Basta colocar os vegetais cortados num líquido (conseva) composta de açucar, sal, vinagre, canela, alho e outras ervas.


A defumação feita no peixe e nos camarões foi feita com a fumaça de arroz, anis estrelado, canela em pau e açucar. Colocamos esses ingredientes em uma panela para que queime e promova uma fumaça, ai depois se coloca uma grelha com o ingrediente a ser defumado e espera até finalizar a defumação.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Salada de penne e brioche recheado de salmão e cogumelos paris





Que lindo meu brioche em formato de peixininho, né? Foi uma preparação deliciosa de fazer, é um brioche recheado com filé de salmão e cogumelos paris salteados. Só deu pena de corta-lo!
Salada de penne com mozzarela de búfala, azeitonas pretas, , tomate caqui, azeite de manjericão e lascas de parmesão. Simples e uma delícia!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Novidades profissionais

Não tenho postado no blog com muita frequência como gostaria, mas a partir dessa semana tudo estará assentado e a tendência é tudo ficar bem organizado! Lembra do restaurante que ia começar a trabalhar no dia 08 de Abril? Pois é, acontece que minha vida mais uma vez deu uma volta de 180° e recebi mais 2 oportunidades de emprego, fiquei confusa em desistir do restaurante espanhol porque já tinha me comprometido e também porque a experiência que iria adquirir lá seria única, já que é um dos restaurantes de maior influência do momento. Na verdade fiquei dividida entre esse restaurante e um hotel, a outra proposta era boa também, mas era um bistrô na Vila Madalena , então pra mim ficava um pouco fora de mão.

Em fim, passada a viagem de Buenos Aires, conversando com os chefs da faculdade, com minha família e amigos decidi ficar no Hotel Emiliano, que fica ao lado da minha casa e as vantagens apresentadas, pessoalmente e financeiramente foram as melhores (na verdade nunca vou saber se foi a melhor opção, mas resolvi entrar nessa de cabeça). Indiquei outra pessoa ao restaurante espanhol, que já esta até trabalhando lá e hoje já vou no hotel experimentar o meu uniforme e começo assim que tudo estiver pronto!


Agradeço mais uma vez a todos que me deram a oportunidade de trabalho e principalmente ao Chef José Barattino(meu futuro Chef), e farei de tudo para superar as expectativas!

Jantar com as amigas




Mais um encontro foi realizado no Sábado com minhas inseparáveis amigas para degustarem meus pratos! De entrada tivemos pão italiano (feito por mim) com azeite aromatizado, galeto desossado acompanhado de cenouras glaceadas e arroz branco.
.
O jantar foi bem básico, mas a pedida ideal para quem acabou de voltar de Buenos Aires e só comeu carne e batatas.
.
Foi um encontro para trocarmos nossas fotos, fazermos os comentários da viagem e degustar os vinhos comprados na capital Argentina!

Sábado no mercadão







Sabe aquele programa que nunca é demais fazer? ir no mercadão pra mim é um enorme prazer! seja para passear, comer bolinho de bacalhau, comprar ingredientes para as minha receitas e até mesmo para olhar o movimento, as frutas, enfim, eu adoro aquela loucura toda de cores, correria, novidades!
.
Nesse Sábado ainda teve um atrativo a mais, minha prima, que mora em Goiás veio pra São Paulo para ver o namorado e o cunhado, ai fomos no Hocca bar e nos esbaldamos nos peticos e no delicioso chop da Brahma.

domingo, 11 de abril de 2010

Linguiças e salsichas







Na última aula de garde manger preparamos linguiças de frango, porco e salsicha de frutos do mar. Nunca tinha feito linguiças antes mas achei muito tranquilo!


Para fazer a linguiça é muito fácil, basta você mandar moer a carne de sua preferência ( lembrando que deve conter uma parcela de gordura) e misturar os temperos que combinam com cada carne. No caso da linguiça de frango utilizamos o tomilho, salsinha, pimenta do reino, sal e alho, depois deve-se colocar essa mistura, com a ajuda de saco de confeitar, dentro das tripas (se compra elas limpas e desidratadas, basta deixar 1 hora hidratando com água e vinagre) e moldar do tamanho desejado. Depois desse processo deve-se cozinhar as linguiças e depois grelha-las.


Para a salsicha, a única diferença no modo de preparo é que em vez de moer os ingredientes (usamos peixe, mexilhões, camarão e vieiras), devemos processa-los.


Vale a pena fazer em casa!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Acabou o módulo de panificação!









Hoje acabou mais um módulo! Foi 1 mês convivendo com a turma da tarde, fazendo pães de todas as massas e formatos, queimando alguns no forno, comendo cachorro quente, hamburguers, trabalhando, brincando...enfim foi tudo de bom!!
Sentirei muitas saudades de todos, da Mari, Tammy, Hele, Ro, Bianca, Cami, Bine, e claro, do chef Elias, que diga-se de passagem, é um santo!
Ja estou com saudades!!!

Degustação de Caviar


Caviar é uma iguaria que consisti em ovas de esturjões não fertilizadas salgadas e sem nehum tipo de aditivo. O caviar mais raro e mais caro é o Beluga, ele é muito raro e mais encontrado perto do Iran.
Ontem fizemos uma degustação de tipos de caviar, servimos com blinis( tipo umas mini panquecas e creme azedo), estava bom, mas não me apetece tanto!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fingers Food



Os Fingers Foods, os aperitivos que pode-se comer com as mãos e normalmente em uma só mordida, fazem parte das aulas de garde manger. Nessa aula produzimos alguns fingers sanduiches, massa filo recheada de ricota temperada com aspargos e parma e endívias recheadas de queijo de cabra com figos marinados em vinho.

Mi Buenos Aires querido...







Passar a semana santa em Buenos Aires foi uma delícia! Boa gastronomia, vinhos, cervejas e principalmente, tudo muito barato!


Cada vez que vou a Buenos Aires, conheço uma cidade diferente! dessa vez viajei com 2 grandes amigas e acabei conhecendo um pouco da noite dessa cidade que oferece de tudo um pouco (ou será muito?). Fomos a ótimos restaurantes, baladas e ao cassino, mas também não deixamos de fazer o classico, como tomar café pelas ruas da recoleta e também de passear pelo alternativo bairro de Palermo Soho.
Gostaria muito de agradecer a Priscila Dámora e a Alice Lima por fazerem dessa viagem mais que especial! Adoro!

Sonho e Danish




Danish é uma preparaçào dinamarquesa, sua massa se assemelha com a massa do croissant, mas é mais rica e mais adocicada.
Sonho...é um sonho!